Algo que, à primeira vista, pode parecer simples, ainda suscita muitas dúvidas tanto para usuários quanto para consultores. Muitas vezes, não sabemos como proceder nem quais são os tipos de bloqueios disponíveis para clientes e fornecedores no BP (Parceiro de Negócios). Aproveite esta dica e consulte a documentação para compreender de forma clara e eficaz como seguir adiante
O Que é o Bloqueio BP no SAP?
O bloqueio BP (Bloqueio de Parceiro de Negócios) no SAP serve para restringir ou controlar certas atividades relacionadas aos parceiros de negócios, como clientes e fornecedores. Esse recurso permite impedir a execução de transações específicas, garantindo maior segurança e conformidade nas operações comerciais. Por meio do bloqueio BP, é possível preservar a integridade dos dados e evitar a realização de ações indesejadas, proporcionando uma gestão mais eficiente e personalizada dos processos dentro do sistema SAP
Principais Características
1. Bloqueio Central: Não Funciona mais assim
O bloco central (XBLCK) no SAP não impacta diretamente as operações comerciais, como vendas, compras ou documentos financeiros. Sua função principal é preservar a integridade dos dados, sem interferir na edição dos parceiros de negócios.
2. Evolução ao Longo do Tempo: ECC vs. S/4HANA
Antes do SAP ECC, o campo de bloqueio central do parceiro de negócios (campo XBLCK de BUT000) estava relacionado ao campo de bloqueio central do cliente (KNA1-SPERR) ou do fornecedor (LFA1-SPERR) durante a sincronização. Com a mudança de versão, o campo SPERR agora indica informações relacionadas ao código da empresa, e a sincronização não é direta no SAP S/4HANA Cloud.
3. Desafios na Navegação: On-Premise vs. S/4HANA Cloud
Em sistemas On-Premise, é possível modificar esse comportamento por meio de código personalizado no BADI CVI_CUSTOM_MAPPER. Contudo, essa opção não está disponível no S/4HANA Cloud.
Implementação Eficiente: Pontos-Chave
1. Referência Importante: KBA 2742388 – S4HC: Como excluir dados mestre de parceiros de negócios no S/4HANA Cloud
Antes de qualquer implementação, é crucial consultar artigos de base de conhecimento relevantes, como o mencionado acima, para orientações específicas.
2. Personalização na Nuvem: Limitações e Soluções Alternativas
Na nuvem, algumas personalizações podem ter limitações. Para contornar esses desafios, o artigo KBA 2422841 é uma leitura valiosa, explicando como bloquear parceiros de negócios com base em dados de “Código da Empresa”, “Compras” ou “Vendas e Distribuição”.
Como Funciona o Bloqueio
Mantenha os valores para esses campos para um fornecedor na transação BO no seguintes lugares:
Função FLVN00 Fornecedor FI: Código da Empresa -> guia Fornecedor: Status -> Seção Bloqueio de Lançamento/Bloqueio de Exclusão


Função FLVN01 Fornecedor: Compras -> guia Dados de Compras -> Seção Dados de Compras Adicionais


No SAP S/4HANA, o BP (Parceiro de Negócios) é o objeto principal, e não há conceito de LFA1-LOEVM. Se você deseja marcar um parceiro de negócios para exclusão, pode fazer o mesmo usando a “bandeira de arquivamento” presente na guia “Status” da Área de Dados Gerais. O comportamento para clientes é semelhante:
Mantenha os valores para esses campos para um cliente na transação BP nos seguintes locais:
Função FLCU00 FI Cliente: Código da Empresa -> guia Cliente: Status -> Seção Bloqueio de Lançamento/Bloqueio de Exclusão
Função FLCU01 Cliente: Vendas e Distribuição -> guia Status
3. Personalização na Nuvem: Limitações e Soluções Alternativas
Na nuvem, algumas personalizações podem ter limitações. Para contornar esses desafios, o artigo KBA 2422841 é uma leitura valiosa, explicando como bloquear parceiros de negócios com base em dados de “Código da Empresa”, “Compras” ou “Vendas e Distribuição”.
Notas SAP
No SAP ECC a transação que era utilizada para bloqueio de fornecedor era a MK05, que conforme nota 2727311 passou a ser utilizada na transação BP

Conclusão
Espero que esta orientação seja útil para gerenciar eficazmente o bloqueio de BP (clientes e fornecedores) no SAP. Conte com a TargPoint Consulting para oferecer suporte à sua empresa ou cliente. Estamos à disposição para ajudar e garantir uma implementação bem-sucedida desse importante recurso no sistema SAP.